top of page

"Penso que ser mentorado é uma forma de nos incluir na faculdade. Para mim, pra já, apesar de não termos feito muita coisa, do pouco que fizemos o convívio foi sensacional, os mentores fizeram-nos sentir muito à vontade e foi bom conhecê-los.

Inscrevi-me na mentoria para me sentir mais incluida no ambiente de faculdade. Ainda não tivemos oportunidade de nos ver muito mas sinto que se precisar de alguma coisa os mentores estarão lá  para me socorrer!"

 

Camila Dias,  estudante do 1º Ano  (mentorada em 2019/2020)

"Pertencer à Mentoria é bom porque os alunos mais velhos vêm falar connosco e estão empenhados em proporcionar-nos bons momentos, tudo isto sem o distanciamento que muitas vezes se cultiva na praxe.

Apesar de ainda não termos tido muitas atividades, posso dizer que, as que tivermos, me ajudaram a sentir-me mais à vontade com os mentores e professores.

Inscrevi-me na Mentoaria para conhecer os alunos mais velhos e contactar com outras pessoas. Deu-me a conhecer pessoas com histórias muito distintas e também me tem ajudado na integração."

​

Susana Dias,  estudante do 1º Ano  (mentorada em 2019/2020)

"Ser mentor não só me traz gratificação por saber que estou a ajudar alguém como também desenvolve a minha comunicação e capacidade de entender os sentimentos dos outros. Assim, considero que ser mentor é algo muito especial para mim, que me ajuda a crescer como uma pessoa melhor.

Para mim, a experiência tem sido gratificante, tendo-me ajudado a trabalhar em equipa e a reconhecer que todos somos diferentes e que essa é a melhor parte.

Inscrevi-me como mentora porque quando estive no 1º Ano tive um mentor que foi sempre muito atencioso comigo e deu-me muita ajuda, pelo que eius ter o mesmo impacto em alguém.

O programa de mentoria de Engenharia Civil na FEUP já existe há algum tempo, porém temos tentado inovar, criar laços com mentores e mentorados de outras faculdades e ainda melhorar as nossas atividades em grupo."

 

Maria Teles, estudante do 2º Ano  (mentorada em 2018/2019 e mentora em 2019/2020)

"Eu penso que ser mentor é fazer com que os novos alunos se sintam à vontade com a faculdade e pretencentes a ela.

Tem sido positiva e acredito que irá melhorar mais com as próximas atividades de integração, de forma que ao conhecermos outros melhor, podemos criar mais vínculos.

A ideia do programa me interessou e achei que poderia ajudar os alunos novos com a minha experiência. Além disso,  queria conhecer pessoas novas, criando uma boa interação entre alunos mais velhos e novos e promovendo um ambiente  mais harmonioso."

​

Mariah, estudante do 2º Ano (mentorada em 2018/2019 e mentora desde 2019/2020)

"Adoro a experiência de ser mentora, gostava de ter chegado a mais mentorandos. Poder ajudar alguém, num mundo novo, e ver que estão agradecidos por ter alguém do "lado" deles é maravilhoso!

A expriência com os novos estudantes penso que tem sido boa, a minha mentoranda está sempre em contacto comigo, assim como eu com ela! Estudamos juntas, falamos bastante, por isso penso que está a gostar!

Inscrivi-me na Mentoria porque tive uma má experiência quando me inscrevi no meu primeiro ano, e gostaria de proporcionar uma melhor experiência a novos alunos. Quero  que tenham uma melhor experiência melhor do que a que tive!

Tem sido uma experiência muito gratificante, aprende-se bastante em ajudar os outros."

​

Sofia Amandi Melo,  estudante do 3º Ano  (mentora em 2019/2020)

"Ser mentor é uma ótima experiência, ajudar sempre é muito bom e gratificante. 

O que me levou a inscrever na Mentoria foi querer ajudar os novos estudantes no que fosse possível e participar nas atividades propostas neste programa.

A mentoria, pelas suas atividades, ajuda tanto na integração dos novos estudantes quanto na diminização do curso."

​

Daniel Valverde Silva, estudante do 3º Ano (mentorado em 2017/2018 e mentor desde 2018/2019)

"O papel de mentora é um desafio fantástico, é conseguir conjugar o aprender com o ensinar, é saber que acolher alguém é uma das experiências mais ricas que alguém pode ter, e este programa permitiu-me, ter acesso a isso!

Desenvolvi imenso e pretendo ajudar os mentorandos a desenvolverem-se a eles próprios.
Não há nada mais recompensador que ver alguém feliz e saber que fomos responsáveis por isso, ou que fizemos algo para que fosse possível.
Ser mentora é um trabalho voluntário mas com grandes recompensas: melhorias na capacidade de apresentação oral ou comunicação em público, organização e gestão de tempo e de pessoas, conhecimento de diferentes pontos de vistas, pensamentos e idéias, novas amizades, crescimento intelectual e intrínseco, etc etc.
Tirar um curso é muito mais do que passar anos na faculdade, é viver tempos que não serão recuperados e nada melhor que aproveitar programas como este que nos incentivam a fazer mais pelos outros, especialmente quando já fomos "esses outros", porque ser mentor/a é ser um anjo para alguém
."

 

Ângela Mazau, estudante do 4º Ano  (mentorada em 2016/2017 e mentora desde 2017/2018

bottom of page